domingo, 27 de janeiro de 2013

AÇÃO DE GRAÇAS

“Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus” Mt 18,3.
 

                Louvado seja Deus! No dia 05 de janeiro de 2013, às 16:00h, no Colégio São José – Belo Horizonte – MG, nós Escolápias da Província do Brasil, celebramos com alegria e gratidão as Bodas de Ouro das Irmãs: Odete Gonçalves Ferreira, Cleonice Alves da Silveira, Maria José de Oliveira, Eulina Perpétuo e Diva Lopes. Celebramos também as Bodas de Prata da Irmã Rosane Maria Rauber e as Irmãs Adriana Oliveira da Silva e Sandra Lúcia Ferreira deram o seu sim definitivo, através da Profissão Perpétua.
 
A cerimônia foi presidida por Dom Miguel Ângelo de Freitas Ribeiro, Bispo da Diocese de Oliveira - MG, e concelebrada pelos padres: Carlinhos, José Félix Quiroga Blanco, Júlio César Evangelista Resende, Reginaldo Fragoso Marinho, Pier Luigi Bernareggi e José Geraldo Sobreira.
A Celebração Eucarística colocou-nos na presença do Cristo Ressuscitado, através do silêncio, do louvor, da interiorização da Palavra, do desejo de renovar os votos feitos há 50 e há 25 anos. Convidou-nos a professar o SIM por toda a vida, diante de todas as Irmãs da Província que estavam presentes, dos nos familiares e do povo de Deus.
Esta celebração nos oportunizou também a compartilhar nossa alegria com nossos familiares e amigos que vieram de vários lugares como: Belo Horizonte (Minas Gerais), Aguanil (Minas Gerais), Governador Valadares (Minas Gerais), Carmo da Mata (Minas Gerais), Oliveira (Minas Gerais) e Panambi (Rio Grande do Sul).
Temos mil razões para viver, celebrar e agradecer a vida de cada uma de nós que celebramos a vocação Escolápia através do chamado de educar crianças e jovens sob o lema de São José de Calasanz “Educar é libertar”.
Como virgens prudentes nos colocamos atentas ao chamado de Deus que nos acolhe como somos. Nós respondemos: “chamaste-me? Aqui estou”. Mas o que buscamos? Que possamos perseverar até à morte no serviço do Senhor, na Família Escolápia.
 
Durante a celebração tivemos várias sensações próprias do momento como: ansiedade, mudança de temperatura no corpo e nas mãos, esquecimentos, muita alegria, calor, mas ao ouvir de nossa Provincial Madre Eulina Perpétuo a seguinte frase: “de hoje em diante você terá tudo em comum conosco, pois confirmamos sua integração em nosso Instituto de Filhas de Maria Religiosas das Escolas Pias” nos mostrou o tamanho da responsabilidade que assumimos naquele momento diante dos Padres, das Irmãs, familiares e do povo de Deus.
  
Foi com alegria e esperança que nossas irmãs de Bodas de Ouro e Prata, renovaram e confirmaram a consagração que um dia pronunciaram livres e de todo coração.
Para viverem este dom da consagração confiam plenamente na força do Espírito Santo, na intercessão da Virgem Maria, de Santa Paula Montal e da ajuda de todas as Irmãs.
Peçamos ao Senhor, que nos dê saúde, coragem e fidelidade para sermos verdadeiras Escolápias e testemunharmos, através de nossas vidas, o Cristo Ressuscitado.
Que Santa Paula Montal, nos conduza na Piedade e nas Letras a seguir o Cristo mais de perto através dos pequeninhos. Assim seja. Amém. 
Ir. Adriana Oliveira, Sch. P.
 
 
 
 
 
 

 



 

 

Um comentário:

  1. Irmãs, louvado seja Deus pela resposta fiel de cada uma de vocês. Que a exemplo de Calasanz e Paula Montal sigamos comprometidas com o Reino de Deus que se cumpre na entrega generosa de cada uma de nós.

    ResponderExcluir